Wednesday, January 13, 2010

AuPair. Que bicho eh esse????

Pra quem nao sabe, AuPair eh um programa de intercambio onde o intercambista trabalha cuidando das kids da familia americana com quem vai morar por 1 ano podendo extender para mais 1. O objetivo do programa aupair eh o intercambio cultural.
Bom falando da minha propria experiencia eu posso dizer que ser aupair nao eh um mar de rosas nao, mas tambem nao eh algo que nao se possa suportar.
Bom nao pretendo ser negativa demais nem positiva demais. Vou dizer separadamente e claramente tudo aquilo que pude vivenciar nesses quase 2 anos de aupair.
Tudo mas absolutamente tudo depende da familia que se escolhe. O que posso dizer da minha? Era uma boa familia sim, mas me senti longe muito longe de ser como um membro da casa, a irma mais velha ou qualquer coisa parecida que as agencias adoram estampar nas propagandas do programa. Eu tinha carro, quarto ( extremamente pequeno) onde passei 70% do meu tempo durante o periodo que estive la. Tinha meu telefone (o qual sempre me casou problema) era unica e exclusivamente para uso em casos de emergencia. Tinha comida, digamos que foi o porque eu engordei os 4 kilos que insistem em nao me deixar..rs Tinha 3 pestes que dependiam de mim pra tudo 45 horas por semana. Trabalho,muito trabalho. Cuidar de crianca americana eh pedir pra envelhecer antes do tempo.Eu hoje me sinto 10 anos mais velha. Nao que n seja a mesma coisa no Brasil, mas pelo menos no Brasil a gente sabe como educar. Aqui quem manda sao os filhos. Os pais obedecem. Imagina entao a Aupair... Bom descrever uma familia americana eh algo que tomaria tempo demais, entao prefiro deixar essa parte para um post separado.
E quais foram os meus beneficios? Bom antes eu n falava ingles, hoje posso dizer que meu ingles esta caminhando para ser muito bom. Eu viajei para lugares que nunca sonhei um dia poder ir. Eu conheci pessoas maravilhosas as quais eu nunca vou esquecer. Vivi momentos que me vizeram valorizar as coisas essenciais da vida. Aprendi que tenho muito mais forca em mim que acreditava ter. Resumindo: Eu cresci... A vida de aupair me fez valorizar a minha propria familia, me fez ver a vida de uma outra forma.

No comments: